Veja os riscos da contaminação do solo e da água subterrânea

Veja os riscos da contaminação do solo e da água subterrânea

Veja e entenda!

A humanidade, ao longo de sua história, tem afetado constantemente o solo e consequentemente a água subterrânea. Os resíduos têm se tornado cada vez mais volumosos e complexos com a utilização do solo para disposição de resíduos gerados nas atividades cotidianas e industriais, por conta da evolução constante da sociedade e da indústria.

O solo tem uma determinada capacidade para reter os poluentes gerados por esses resíduos, porém, essa capacidade tem sido constantemente ultrapassada, fazendo com que a poluição alcance as águas contidas no subsolo.

As águas subterrâneas se encontram a dezenas de metros abaixo do solo e possuem uma certa proteção, mas com a grande quantidade de resíduos depositados, a poluição está ultrapassando o limite de retenção do solo, contaminando a água subterrânea.

As principais fontes de contaminação das águas subterrâneas são:

lixões; aterros sanitários mal operados; acidentes e vazamentos de substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento; manuseio e descarte inadequado de matérias primas, efluentes e resíduos de atividades industriais vindas das indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, eletroeletrônicas, alimentícias, entre outras; atividades minerais que expõem o aquífero; sistema de saneamento “in situ”; vazamento em redes coletoras de esgoto; uso incorreto de agrotóxicos e fertilizantes; entre muitos outros fatores que contaminam o solo.

Como visto, existem diversos fatores que contaminam o solo e consequentemente a água subterrânea. Um indicador de poluição da água subterrânea é o nitrato, uma substância que está relacionada às atividades agrícolas e esgotos sanitários.

A contaminação das águas subterrâneas pode acontecer quando poluentes são despejados diretamente no aquífero, através de poços absorventes, sem passar pelo solo.

O nível de contaminação depende das características, quantidade e maneira de como os resíduos são despejados. O solo serve como um filtrante natural, que absorve parte da poluição, mas quando sua capacidade de retenção é ultrapassada, esse excedente chega aos aquíferos, contaminando as águas subterrâneas. As chuvas contribuem para transportar a poluição para o aquífero.

Quando as águas subterrâneas se encontram contaminadas e poluídas, é necessário demandar uma grande quantidade de recursos financeiros e humanos para a sua recuperação, além de um longo período para que o trabalho seja realizado.

A melhor solução para impedir que o solo e as águas subterrâneas sejam contaminadas é através da prevenção. Adotar medidas preventivas demanda menos recursos financeiros e humanos.

Através de medidas preventivas de proteção do solo e de águas subterrâneas, associadas ao controle de poluição como um todo e definindo critérios de qualidade para estabelecimentos, indústrias, atividades agrícolas e todos os outros fatores que geram a contaminação, é possível reduzir consideravelmente os riscos.

 

A Minergeo possui equipe qualificada e com experiência para a resolução de problemas relacionados a contaminação da água e do solo. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×