Entenda a importância de uma consultoria geológica

Entenda a importância de uma consultoria geológica

A geologia é uma área muito ampla que atua em diversas áreas como mineração, geofísica, geotecnia (engenharia geológica), hidrogeologia, meio ambiente, geoprocessamento, topografia e projetos, entre muitas outras.

Para atender toda a demanda dos serviços e processos geológicos, é necessária uma empresa de consultoria geológica.

A consultoria geológica é essencial para realizar diversos serviços e processos, teóricos e práticos, que envolvem todos os setores da geologia, por exemplo, na construção civil, um dos processos que deve ser realizado é a sondagem geológica que levanta todas as informações do solo e subsolo para viabilizar a construção do empreendimento. Ou na mineração, atuando na área de pesquisa mineral, definição de jazidas e demais estudos geológicos.

A geologia envolve processos complexos que exigem um grande conhecimento e experiência para garantir a total eficiência nos estudos e levantamentos necessários para viabilizar qualquer empreendimento, independente do setor de atuação.

Principais serviços realizados pela consultoria geológica

Os serviços de uma consultoria geológica são diversos, alguns servem para diferentes áreas de atuação, já outros são específicos para determinadas áreas.

Geologia – Requerimento de Pesquisa Mineral, Relatório Final de Pesquisa, Plano de Aproveitamento Econômico (PAE), Relatório Anual de Lavra (RAL), Plano de Lavra, Hidrogeologia, Engenharia Mineral, Mapeamento Geológico, Laudo Técnico, Sondagens geológicas, Análise de viabilidade de implantação, Montagem de projetos para planejamento mineral, Guia de Utilização, Requerimento do Regime de Licenciamento, Relatório de Reavaliação de Reservas.

Meio Ambiente – Licenciamento Ambiental (Para atividades de mineração, construção civil e industrial), Licença Prévia e de Instalação, Licença de Operação, Relatório Ambiental Preliminar – RAP, EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, Projeto de Recuperação de Área Degradada – PRAD, Reserva Legal, Cadastro Ambiental Rural, IBAMA, Compensação Ambiental, Estudo de Impacto de Vizinhança, Áreas contaminadas, Plano de Gerenciamento de Resíduos sólidos – PGRS, Inventário de Flora, Inventário de Fauna, CADRI, Auditorias Ambientais, Relatório de Sustentabilidade, Monitoramento Ambiental, Monitoramento de ruído e vibração, qualidade da água e do ar, Monitoramento de fumaça preta.

Recursos Hídricos – Licença de Perfuração, Outorga e regularização de poços, Outorga de lançamentos, barramento e captações, Estudos Hidrogeológicos, Vigilância Sanitária Municipal, Parecer Técnico CETESB, Cadastro Nacional de Usuário de Recursos Hídricos (CNARH – ANA).

Geoprocessamento, Geofísica, Topogafia e Projetos – Projetos para indústria de água mineral, Projeto civil/executivo, Projeto hidráulico, Projeto elétrico, Levantamento Planialtimétrico, Projeto para construção de captação de Água Mineral.

Rede de Negócios – Avaliação de reservas minerais, Valuation de reservas minerais, divulgação de novos negócios, arrendamentos, parcerias, vendas, assessoria contábil.

 

Como podemos perceber, a quantidade de serviços essenciais realizados por uma consultoria geológica é imensa. Dessa forma, nenhum empreendimento será viabilizado sem contar com a ajuda de uma consultoria.

Oferecemos as melhores e mais modernas soluções do mercado. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×