Áreas contaminadas – Saiba quais são os processos de identificação e remediação

Áreas contaminadas – Saiba quais são os processos de identificação e remediação

O que são Áreas Contaminadas?

Uma área contaminada pode ser definida como a área, terreno, local, instalação, edificação ou benfeitoria onde há poluição, contaminação ou concentração de quaisquer substâncias ou resíduos ali depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados que causem qualquer dano à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem.

Na área contaminada, os poluentes podem ficar concentrados nas subsuperfície de diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, sedimentos, rochas, materiais utilizados para aterrar os terrenos, águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturadas e saturadas. Além disso, podem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.

Como identificar áreas contaminadas?

Para identificar uma área contaminada, envolvem – se quatro processos:

Avaliação preliminar ambiental – É um tipo de auditoria feita por uma empresa especializada, que analisa a fundo o histórico da área através de entrevistas, pesquisas das ocupações anteriores, análises de fotos antigas do local e o seu uso atual, através de vistorias ao local e análises de fluxogramas de processos industriais, ou outros existentes no local.

Investigação ambiental confirmatória – São as ações adotadas para aprofundar o conhecimento de áreas já submetidas à avaliação preliminar, para as quais o modelo conceitual apontou a possibilidade da existência de contaminação.

Investigação ambiental detalhada – Objetiva dimensionar uma contaminação já confirmada. Portanto, é preciso medir as características de contaminação, determinar concentrações de substâncias e resíduos e sua distribuição no meio, caracterizar as matrizes contaminadas, através da determinação de parâmetros objetivos relativos ao solo e à água subterrânea.

Avaliações de risco e ações para reabilitação da área – Tem o objetivo de determinar o risco à saúde humana e aos bens a proteger, estabelecer as metas de ações necessárias para proteger as áreas onde haja o risco. Definidos com segurança todos os riscos, vias de exposição, receptores e os fatores associados aos riscos, é possível definir um Plano de Intervenção que contém todas as medidas necessárias para eliminar os riscos identificados.

As áreas contaminadas podem ser remediadas?

A identificação das áreas contaminadas é de suma importância para sua remediação. Assim, sabendo qual é o contaminante, é possível adotar ações que permitam sua remediação, eliminação de riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.
A remediação de áreas contaminadas visa a reabilitação do local para uso futuro.

A Minergeo, com mais de 42 anos de experiência em meio ambiente, oferece as melhores soluções para identificação de áreas contaminadas e sua remediação.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×