Entenda mais sobre o ciclo das rochas

Entenda mais sobre o ciclo das rochas

Leia e entenda!

O ciclo das rochas representa as possibilidades que podem ocorrer ao longo do tempo geológico, um tipo de rocha pode transformar-se em outro.

Esse ciclo que leva milhares de anos para acontecer, é responsável pela renovação e transformação da litosfera terrestre.

O ciclo das rochas é o processo de transformação das rochas, que mudam sua composição mineralógica e propiciam a existência de seus três principais tipos: magmáticas, metamórficas e sedimentares. Um exemplo é o calcário que se transforma em mármore.

O ciclo começa no interior da Terra com o magma que é expelido através da atividade vulcânica. Ao entrar em contato com a superfície, acontece um rápido resfriamento e ocorre a solidificação, surgindo assim as rochas magmáticas ou ígneas.

De forma natural por conta do desgaste do relevo, força do vento e da água, acontece a erosão, após esse processo, vários sedimentos em camadas param nas bacias sedimentares, dando origem às rochas sedimentares.

Por conta da temperatura e pressão, essas rochas passam por processos físicos e químicos que as transformam em rochas metamórficas. Os processos de transformação de temperatura nunca terminam na superfície e dessa maneira temos a fusão do magma como resultado, criando rochas ígneas.

Assim, entendemos que o ciclo das rochas nunca termina, e mesmo com o passar dos milhares de anos, sempre se reinicia.

 

A Minergeo possui equipe qualificada e com experiência para execução de diversos serviços que envolvem rochas. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×