Entenda como é o processo de recuperação de área degradada

Entenda como é o processo de recuperação de área degradada

Primeiro de tudo, é muito importante saber o que é o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD.

PRAD – Plano de Recuperação de Áreas Degradadas é solicitado pelos órgãos ambientais como parte fundamental do processo de licenciamento de atividades degradadoras ou modificadoras do meio ambiente. Caso o empreendimento descumpra ou não siga as solicitações exigidas, será punido administrativamente por causar degradação ambiental e terá que se adequar ao PRAD.

O que são áreas degradadas?

É toda área que, por ação natural ou humana, teve suas características originais alteradas e que não pode ser recuperada naturalmente, exigindo a intervenção humana para sua recuperação.

A recuperação da área degradada pode ser feita por meio de:

Plantio de mudas – Plantio de mudas nativas é uma das mais efetivas maneiras de recuperação da área degradada.

Plantio de sementes – É uma maneira um pouco menos eficiente em relação ao plantio de mudas, pois existem diversos fatores que estabelecem o sucesso ou fracasso, como a necessidade de empregar condições mínimas que permitam o processo de regeneração, que favoreçam o recrutamento de embriões vegetais e que permitam a substituição de simbiontes e polinizadores faltantes.

Recuperação de espécies pioneiras – É o plantio com uso de 100% de espécies pioneiras da região, promovendo o enriquecimento natural da área e reduzindo os custos da recuperação.

Por fim, uma das etapas mais importantes é realizar o monitoramento e a manutenção da área em recuperação para garantir o sucesso dessas ações.

O Planejamento de Recuperação de Áreas Degradadas tem o objetivo de garantir a segurança da saúde pública e do meio ambiente, através da reabilitação de áreas impactadas pela ação humana, de modo que elas voltem a ter condições saudáveis.

 

A Minergeo possui equipe qualificada e com experiência para execução do Plano de Recuperação de Área Degradada. Consulte-nos.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×