Saiba mais sobre o plano de lavra e a proteção aos mineradores

Saiba mais sobre o plano de lavra e a proteção aos mineradores

A indústria da mineração demanda extrema atenção na segurança das operações, principalmente na proteção dos mineradores e atenção com os impactos ambientais causados pelas suas atividades. Por esse motivo, é preciso ter um excelente Plano de Lavra.

O que é Plano de Lavra?

O Plano de Lavra é um projeto de exploração que emite um relatório técnico que destaca os principais aspectos relacionados à mineração como descrição do projeto, identificação e caracterização, impactos ambientais significativos e suas respectivas medidas de amenização e monitoramento, sistema de esgoto, plano de higiene e principalmente, a segurança e proteção dos mineradores, entre outros.

O Plano de Lavra define o método mais eficiente e seguro de extração dos minérios. Considera os aspectos geológicos da região, analisa os níveis de riscos que o processo de extração pode causar, incluindo todas as condições de trabalho dos profissionais mineradores e os impactos ambientais.

Proteção aos mineradores?

O ambiente de trabalho na mineração é perigoso, existem diversos fatores que geram riscos à saúde e à integridade física dos profissionais.

O Plano de Lavra tem a finalidade de estabelecer procedimentos de extração de minérios de modo que interfiram o mínimo possível nas estruturas ambientais do terreno onde a atividade de extração está ocorrendo. Esses procedimentos evitam que os mineradores fiquem expostos aos riscos de deslizamentos de pedras e soterramentos, incluindo riscos devido ao uso dos explosivos utilizados na mina.

O Plano de Lavra também pode definir o método de proteção dos mineradores. Desde o início do projeto, os mineradores devem receber todo o suporte necessário. Os geólogos e engenheiros devem disponibilizar os estudos relacionados ao trabalho de extração de minérios, acompanhando os responsáveis técnicos pelo grupo de mineradores e oferecendo as melhores soluções para a segurança dos profissionais durante as atividades realizadas nas minas.

Com o estudo físico-ambiental, os geólogos e engenheiros conseguem analisar os aspectos naturais da região e assim definem as estratégias para a atividade de extração, alinhadas à segurança de todos os profissionais e sem colocar em risco o equilíbrio do meio ambiente.

Com isso, é possível perceber que a proteção ambiental e a proteção dos mineradores é um dos principais objetivos do Plano de Lavra.

Conte com a Minergeo para realizar um Plano de Lavra seguro e de qualidade para que suas atividades sejam altamente lucrativas e ao mesmo tempo protejam o meio ambiente e os profissionais.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×