Entenda a importância do mapeamento geológico

Entenda a importância do mapeamento geológico

O mapeamento geológico é uma investigação feita em campo e deve ser realizada por geólogos com o objetivo de identificar os tipos de rochas presentes em determinadas áreas, além de identificar a presença de deformações, fraturas, falhas, entre outras informações geológicas.
São feitas observações geológicas objetivas analisando as litologias, estruturas geológicas, depósitos superficiais e as feições topográficas e geomorfológicas para a produção de um mapa geológico.

O mapa geológico é a compilação de todos os dados captados. As principais etapas para produzir um mapa geológico são:

Análise de fotografias das aéreas, imagens feitas por satélites e dados geofísicos aéreos;
Planejamento do campo e elaboração de um mapa pré-campo, que delimita a área a ser estuda e a quantidade de pontos a serem realizados;
Atividade de campo;
Organização de todos os dados coletados (litologia, estruturas, descrição petrográfica, entre outros dados);
Elaboração do mapa geológico final e relatório técnico, se necessário.

É utilizado um software com o SIG – Sistema de Informação Geográfica para elaborar o mapa geográfico, onde é possível inserir todos os dados e compilar todos os resultados.

Importância do mapeamento geológico

Uma de suas principais utilizações é para a exploração mineral, sendo uma etapa fundamental para identificar se existe algum bem mineral presente naquela determinada área, e se existe, o mapeamento geológico determina se é viável ou não realizar outros trabalhos mais detalhados para investigar melhor a região e a viabilidade para a extração do mineral.

Dessa forma, o mapeamento geológico faz todos os estudos minuciosos da região, com base nesses estudos, é possível saber se o projeto é viável, permitindo assim, a continuidade dos investimentos.

Caso os estudos determinem que naquela determinada região não há incidência de minérios que possam ser explorados, os investimentos são realocados em novos estudos em outras áreas. Com isso, evita-se grandes prejuízos.

O mapeamento geológico é um trabalho extremamente importante, pois é essencial para qualquer projeto de construção civil, exploração mineral, exploração de recursos hídricos, para a engenharia ambiental, entre outras aplicações.

As rochas e a estrutura do solo contêm informações muito importantes para o desenvolvimento de qualquer projeto que necessita a manipulação do solo da região. Portanto, o mapeamento geológico é indispensável.

Oferecemos as melhores e mais modernas soluções do mercado. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×