Confira a importância do monitoramento da qualidade da água e do ar

Confira a importância do monitoramento da qualidade da água e do ar

A água e o ar são recursos vitais para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

A água é fundamental para o abastecimento público, atividades de lazer e atividades econômicas dos mais variados segmentos como: indústria, onde a água é utilizada em diversos estágios da produção e para a agricultura, onde a água é fundamental para a irrigação. Portanto, é essencial que a qualidade da água esteja sempre boa para que esteja apropriada para os seus diversos usos.

Um dos maiores problemas ambientais é a poluição atmosférica que provoca efeitos nocivos, a curto e longo prazo, para o meio ambiente e para a saúde humana. É muito importante que a qualidade do ar esteja sempre boa para evitar problemas com doenças respiratórias que afetam toda a sociedade.

Monitorar a qualidade da água e do ar é um conjunto de práticas e atividades que visam o acompanhamento de determinadas características desses dois elementos.

O monitoramento da qualidade da água é feito de duas maneiras atuando nos parâmetros físicos, químicos e biológicos:

Em campo, diretamente nos recursos hídricos – são utilizadas sondas multiparâmetros e medidores portáteis que são capazes de mensurar o pH, ORP, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica, entre outros;

Em laboratório, por meio de análises de amostras coletadas.

O monitoramento da qualidade do ar é feito no entorno do empreendimento poluidor, de preferência na comunidade mais próxima, com o objetivo de avaliar o impacto da poluição na população ao redor da fonte poluidora.

Tanto o monitoramento da qualidade da água quanto do ar são extremamente importantes para a qualidade de vida de toda a sociedade e para o seu desenvolvimento econômico.

Caso não haja o monitoramento correto da água, toda a saúde pública pode ser afetada. Devido ao crescimento das áreas urbanas, aterros sanitários, entre outros fatores, a incidência de contaminação da água é crescente. A água pode ser afetada por elementos químicos e microrganismos patogênicos que interferem em sua qualidade, e caso essa contaminação chegue à população, pode gerar doenças e grandes problemas de saúde pública.

A poluição do ar deve ser controlada através do monitoramento, pois quanto maior a poluição do ar, mais as pessoas sofrem com problemas respiratórios e doenças relacionadas a má qualidade do ar.

Com o monitoramento correto e constante, é possível tomar as medidas ideais para manter a qualidade, de acordo com os níveis exigidos pelos órgãos competentes.

 

A Minergeo possui equipe qualificada e com experiência para execução de monitoramento da qualidade do ar e da água. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×