Seja em qualquer empreendimento e qualquer edificação, uma das etapas mais importantes da construção é o projeto topográfico, sendo indispensável no início e no decorrer das obras.
Projeto Topográfico – o que é?
O projeto topográfico é o levantamento técnico e representativo de pontos notáveis de relevo do terreno onde será construído o empreendimento. É o primeiro passo de qualquer construção.
Projeto Topográfico – como é feito?
A primeira fase de um projeto topográfico é a fase da coleta, é o momento em que os profissionais especializados em topografia fazem a coleta de dados das características do terreno diretamente no local onde será feito a construção, utilizando todos os equipamentos necessários.
A segunda fase do projeto topográfico é a análise e processamento dos dados recolhidos do terreno. A partir desses dados, é feita a representação planialtimétrica dos pontos notáveis e acidentes topográficos do terreno.
A representação planialtimétrica se divide em duas partes:
Altimetria – consiste no estudo da medição de altitudes do local.
Planimetria – consiste no estudo das superfícies planas.
Dessa forma, a planialtimetria é a unificação em uma só planta dos dados de altimetria e planimetria.
Projeto Topográfico – por que é tão fundamental?
O principal benefício do projeto topográfico de uma construção é identificar todos os relevos, desníveis e ondulações do terreno e prevenir quaisquer elementos que possam interferir no andamento da construção.
A planta topográfica deverá conter detalhadamente todas as especificidades do terreno e indicações relevantes para a construção, por exemplo, onde fazer ou não uma fundação.
O projeto topográfico é a base que servirá para os demais procedimentos da construção. Isso garantirá maior segurança durante a construção e reduzirá os riscos de falhas, imprevistos e problemas durante as obras.
O projeto pode atuar tanto no planejamento e projeto da construção quanto na fase de locação do empreendimento.