O que sua empresa deve saber sobre gerenciamento de resíduos sólidos

O que sua empresa deve saber sobre gerenciamento de resíduos sólidos

O gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de medidas e atividades relacionadas à coleta, armazenamento, transporte, tratamentos, eliminação ou reciclagem dos resíduos.

A gestão de resíduos é uma das maneiras mais comuns de desenvolver a consciência ambiental e garantir a sustentabilidade. Adotar essa prática é essencial para garantir o reaproveitamento e o descarte correto dos resíduos sólidos gerados pela sua empresa. Além disso, proporciona excelente economia, ecologicamente correta.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos regida pela Lei 12305/2010 determina que o gerenciamento de resíduos sólidos deve garantir o máximo de reaproveitamento e a reciclagem para minimizar os rejeitos.

O objetivo dessa legislação é reduzir os impactos ambientais, refletindo na saúde pública e na melhoria da qualidade do meio ambiente.

Consequências de não realizar o gerenciamento correto de resíduos sólidos

A empresa que descumprir as determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos pode responder por crime ambiental, sofrerá sanções administrativas e serão aplicadas penas de natureza civil.

Além disso, a destinação incorreta de resíduos sólidos pode afetar todo o ecossistema, gerando grande impacto ambiental. A poluição causada na flora e na fauna pode ter consequências irreversíveis.

Por esse motivo, a empresa deve ter total atenção às legislações específicas que regem o monitoramento e destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos.

Vantagens do gerenciamento de resíduos sólidos para sua empresa

Não é só evitar as punições e proteger o meio ambiente, o gerenciamento de resíduos sólidos é muito vantajoso para a sua empresa.

A redução da quantidade de resíduos sólidos promove a diminuição do desperdício, gerando economia para a empresa.

Além disso, a empresa passa a agregar valor à própria marca, já que passará a ser bem-vista pelos consumidores. Dessa forma, conseguirá melhorar avaliações no mercado.

O gerenciamento de resíduos sólidos evita contaminações de água e solo, a disseminação de doenças, a degradação ambiental, a morte de espécies animais e vegetais nativas, entre outras diversas outras formas de poluição.

O gerenciamento de resíduos sólidos deve ser aplicado em todos os setores industriais, principalmente na área da mineração, que merece uma atenção especial devido ao alto risco de geração de resíduos e impactos ambientais.

O gerenciamento de resíduos sólidos deve ser implementado com o auxílio de uma empresa especializada como a Minergeo, dessa forma, é possível obter a eficiência necessária para evitar os impactos ambientais, obter todas as vantagens e evitar cometer erros que caracterizam crimes ambientais e geram punições à empresa.

Oferecemos as melhores e mais modernas soluções do mercado. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×