Os tipos de sondagem de solo

Os tipos de sondagem de solo

Um procedimento essencial antes de iniciar qualquer construção é a investigação geotécnica, que, dependendo dos resultados, pode interferir na viabilidade do empreendimento. A investigação geológica é feita através da sondagem do solo, que é dividida em vários tipos. Cada tipo representa uma determinada situação.

A sondagem de solo é uma análise de solo do local onde será realizada a obra, que ocorre através de uma amostragem do solo e ensaios específicos de campo. É como se fosse um “Raio-X” do terreno, que identifica a tensão que o solo aguenta, ajudando a determinar o tipo de fundação ideal e a profundidade necessária para que o terreno possa suportar o peso da obra.

Tipos de sondagem de solo

Sondagem a Trado

É a mais simples, muito empregada em obras de saneamento e estradas. Permite um conhecimento inicial sobre a estratigrafia do tipo de solo, e as amostras coletadas servem para futuros ensaios em laboratório. É um método tão simples que pode ser realizado manualmente, com a utilização de lâminas cortantes.

Sondagem à percussão SPT

A sondagem SPT (Standard Penetration Test) é a mais conhecida pelo índice de resistência à penetração NSPT. É essencial para todos os tipos de sondagem do solo, de acordo com as normas brasileiras de investigação geotérmica. A sondagem SPT analisa estratigrafia, sua classificação e informações do local exato de aparecimento de água.

Um mostrador padrão é cravado no solo através de um martelo de 65kg e analisa-se o número de golpes dados em um intervalo de 15 cm. Dessa forma, é possível determinar a resistência do solo e a posição do nível da água, caso seja encontrada.

Sondagem rotativa

Tem o objetivo de investigar e reconhecer as rochas e materiais impenetráveis à percussão, permitindo a retirada de amostras. Dessa maneira, é possível atingir grandes profundidades dos perfis geológicos em cada furo.

A sondagem rotativa atravessa todo o solo, utilizando ferramentas de abrasão maiores que a sondagem à percussão. A análise indica as principais características, como o grau de alteração, percentual de recuperação, xistosidade e índice de qualidade.

Sondagem mista

É a combinação da sondagem SPT e rotativa. Dessa forma, nos trechos em solo, obtém-se a medida do índice de penetração NSPT.

Sondagem geofísica

É bem diferente das outras sondagens, pois não faz a retirada de materiais ou amostras do solo. Suas medições são feitas através de levantamentos, como os métodos sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, potenciais (magnético e gravimétrico), radiométricos, geométricos, entre outros.

A escolha do tipo de sondagem de solo depende do tipo de terreno que será analisado. O ideal é sempre ter a ajuda de uma empresa especializada em investigação geotécnica e sondagem de solo como a Minergeo, que está há mais de 42 anos oferecendo soluções em geologia e mineração.

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×