O que devemos considerar ao elaborar um relatório de sustentabilidade

O que devemos considerar ao elaborar um relatório de sustentabilidade

Leia o post e entenda!

A sustentabilidade é um tema que está cada vez mais em evidência na sociedade, principalmente no setor industrial e comercial de todo o mundo, pois a sociedade exige cada vez mais que as empresas prezem pelas práticas sustentáveis em sua atuação e produção.
O Relatório de Sustentabilidade é uma das principais ferramentas que uma empresa adota para demonstrar, relatar e prestar contas à sociedade e aos órgãos governamentais sobre as práticas sustentáveis adotadas por ela.

É através do relatório de sustentabilidade que uma empresa ou empreendimento divulga os impactos ambientais e as ações que estão realizando para amenizar e preservar o meio ambiente. Com isso, a empresa mostra a evolução de assuntos pertinentes às atividades sustentáveis que a empresa se comprometeu a trabalhar.
O relatório atua como um modelo de gerenciamento de ações, onde a empresa mostra quais ações realizaram em um determinado período.

O que considerar ao elaborar um relatório de sustentabilidade?

O relatório de sustentabilidade deve ser um documento escrito para todos os públicos interessados, incluindo os fornecedores e órgãos públicos regularizadores e, principalmente, os consumidores. Portanto, é essencial abordar todos os pontos relevantes para a sociedade como um todo.

Para desenvolver o relatório é necessário identificar e mensurar o desempenho sustentável da empresa por um determinado período, seja mensal, trimestral, semestral ou anual. Ou seja, o relatório deve conter as informações dos impactos das ações sustentáveis que a empresa teve na sociedade e quais são as propostas para o futuro.

É muito importante a divulgação de todos os dados que ajudaram a compor o relatório de sustentabilidade, incluindo todas as exigências legais regulamentadas pelos órgãos fiscalizadores. Portanto, o documento deve ser transparente em suas informações, mostrando todos as perdas e ganhos em relação às atividades sociais, ambientais e econômicas e definir os indicadores de mensuração relevantes para o seu negócio, que serão usados para a mensuração dos dados da próxima edição do relatório.

Ao desenvolver o relatório de sustentabilidade, opte por uma linguagem de fácil leitura e entendimento, explicando de forma clara todos os termos técnicos e utilizando os infográficos e recursos visuais para facilitar a compreensão do relatório, já que será lido por diversos públicos, inclusive os consumidores.

A empresa deve se comprometer em divulgar todas as informações necessárias e apenas informações verdadeiras, de forma clara, objetiva e que estejam totalmente alinhadas com as estratégias da empresa.

O relatório de sustentabilidade é uma excelente ferramenta para ganhar confiança no mercado, dos parceiros, colaboradores, fornecedores e principalmente dos consumidores e da sociedade.

 

Oferecemos as melhores e mais modernas soluções do mercado para elaborar o relatório de sustentabilidade do seu negócio. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×