Quais fatores que influenciam no valuation de reservas minerais

Quais fatores que influenciam no valuation de reservas minerais

Valuation de reservas minerais é um procedimento técnico desenvolvido por geólogos e engenheiros de minas que tem a finalidade de estimar os tipos, a quantidade e a qualidade dos minérios presentes em uma determinada localidade. Os serviços de valuation de reservas minerais devem ser feitos apenas por profissionais qualificados e habilitados.

As atividades de valuation de reservas minerais estão associadas a diferentes entradas, proporcionadas pelos estudos específicos desenvolvidos durante todo o processo.
As atividades devem ser feitas por uma equipe multidisciplinar, que interage nas ações do processo para a validação das reservas minerais.

Confira os fatores que influenciam no valuation de reservas minerais:

Laboratório – Utilizado principalmente nas atividades iniciais, porém, é necessário durante todo o processo, com o objetivo de analisar o teor e a qualidade dos minerais presentes.

Geologia e Geoestatística – Muito importantes em todo o processo, iniciando na avaliação dos dados da exploração mineral e partindo para a atividade de interpretação geológica e modelagem. Requisitada na avaliação, classificação e declaração dos recursos minerais. A geoestatística oferece ferramentas para estudo de continuidade da mineralização, estimativa do recurso mineral com base no modelo da correlação espacial, principalmente, com relação à quantificação da incerteza, fundamental para todo o processo de estimativa baseada em uma amostra. A geoestatística também é aplicada no monitoramento das reservas minerais.

Geotecnia e Engenharia de minas (operações de lavra) – Possuem um papel fundamental na valuation de reservas minerais, começam a partir do modelo geológico que oferece as informações sobre a geometria do depósito mineral e continuam em todas as demais atividades.

Metalurgia (processamento mineral e industrialização) – Os processos de metalurgia incluem o beneficiamento começando a partir da estimativa da reserva mineral. Fornece informações importantes sobre os tipos de minérios existentes e as rotas de beneficiamento apropriadas. A metalurgia está presente em todo o processo para eventuais adequações e correções da metalurgia de extração, separação e concentração do material de interesse.

Mercado consumidor – É necessário caracterizar com eficiência os estudos mercadológicos para a viabilização do escoamento do produto mineral, como a localização do depósito mineral e a infraestrutura de transporte.

Estudos Ambientais – Essenciais para a verificação dos impactos causados pela mineração, as medidas compensatórias e mitigatórias das áreas ambientalmente favoráveis à mineração. Isso inclui o fechamento da mina, que deve conter o projeto de recuperação da área degradada pela mineração.

Estudos Econômicos – É um dos fatores modificadores mais importantes, que permitem a conversão de recursos em reserva mineral.

Informações de estudos de ordem legal, social e governamental são importantes para todo o processo de valuation de reservas minerais, fundamental para viabilizar totalmente o processo de mineração.

 

Esses são todos os fatores que influenciam e você deve ficar atento a todos esses itens para que seu empreendimento seja realizado com qualidade e total viabilidade.

Oferecemos as melhores e mais modernas soluções do mercado. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×