Confira o que são as sondagens geológicas e sua importância

Confira o que são as sondagens geológicas e sua importância

Leia e entenda!

Um furo realizado na crosta terrestre para avaliar a natureza das rochas do subsolo e dos fluidos intersticiais que elas contêm é o que chamamos de sondagens geológicas.

As sondagens geológicas e geotécnicas são procedimentos de investigações diretas executadas para verificar o terreno onde será realizado um empreendimento. Na mineração, esse tipo de sondagem pode ser utilizada para obter amostras e realizar a estimativa de jazidas minerais.

Com o intuito de obter informações como espessuras, profundidades e também os indicadores de resistência das camadas de solos e rochas de interesse, as sondagens geológicas e geotécnicas servem também para obter os fatores físicos e mecânicos de solos e rochas.

As investigações geológicas e geotécnicas servem para evitar problemas nas obras, minimizando riscos e consequentemente custos.

São fornecidas informações relacionadas ao comportamento do solo, indicando qual é a profundidade até a camada resistente, às cargas que serão distribuídas, qual é a tensão da ruptura, componentes e altura do nível d’água, entre outras.

Essas informações são úteis não apenas para a elaboração do projeto de infraestrutura, mas também para definir qual é o melhor tipo de fundação a ser utilizado. Quando essas definições não são realizadas corretamente, os resultados são diversos problemas que, inclusive, podem inviabilizar a obra.

Os principais riscos na ausência de uma sondagem bem feita vão desde alterar o volume planejado de escavação até graves acidentes, colocando vidas em risco.

Um estudo sério e coerente faz toda a diferença em um projeto e nós da Minergeo temos os melhores profissionais e as melhores soluções para a sondagem do seu negócio.

 

A Minergeo possui equipe qualificada e com experiência para execução da sondagem geológica. Consulte-nos!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Minergeo www.minergeo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×