Nos últimos anos, a sustentabilidade tem sido um dos assuntos mais relevantes na sociedade, incluindo o setor industrial e os investidores, que estão cada vez mais em busca de investimentos sustentáveis.
Mas, muitos ainda se perguntam: vale a pena investir em sustentabilidade?
Muitos negócios relutam em mudar e isso tem levado essas empresas ao fracasso ou impedindo-as de crescer. Isso se deve ao cenário globalizado do mercado atual, ou seja, a empresa que não se adapta às tendências do mercado e da exigência da sociedade acaba não se desenvolvendo plenamente.
Por que investir em sustentabilidade é indispensável?
A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da sociedade na atualidade. Ela se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção do meio ambiente.
As empresas que estão desenvolvendo um planejamento sustentável estão ganhando notoriedade e espaço no mercado, enquanto as que não investem estão sendo ofuscadas e engolidas pela concorrência.
Tudo isso porque os consumidores mudaram, estão cada vez mais preocupados com o futuro do planeta.
Essa mudança de pensamento dos consumidores fez com que as empresas tivessem que evoluir para atender a nova demanda de consumidor.
A sustentabilidade gera benefícios a curto e longo prazo
Além de ser excelente para o meio ambiente, os investimentos em sustentabilidade oferecem benefícios para a empresa.
Hoje existem certificações sustentáveis, como o selo verde que agrega valor à marca e aos produtos, chamando a atenção dos consumidores.
Os clientes estão cada vez mais exigentes com relação à proteção do meio ambiente e buscando por empresas que estejam engajadas com o tema.
Hoje, investir em sustentabilidade se tornou essencial para o futuro da sociedade, do meio ambiente e do negócio.